Paper Wallets

Uma das maiores preocupações, se não a maior, de qualquer pessoa que tem algum patrimônio é com a segurança. Com as criptomoedas não poderia ser diferente. Do mesmo modo que um cartão de crédito pode ser clonado, um talão de cheques, dinheiro ou barras de ouro podem ser roubados uma wallet também é passível de ser roubada ou hackeada.

Uma forma segura de manter seus bitcoins, litecoins, ou qualquer outra criptomoeda é em paper wallets, ou carteiras de papel. Pode-se dizer que o paper wallet é um método de cold storage que, quando feito da forma correta, é a mais segura forma de se guardar seu patrimônio de cryptocurrencies.


O método mais seguro de criação de uma paper wallet é aquele que se mantém de forma totalmente offline, ou seja, sem qualquer contato direto com a Internet: Usar um sistema operacional em live CD sendo a opção mais indicada, pois evita que malwares eventualmente existentes em seu computador roubem os dados de sua wallet.

Manual Prático: Como criar sua paper wallet

Existem diversos sites específicos para geração de paper wallets, como por exemplo um específico para Bitcoin, ou um gerador universal. Ao final há uma pequena relação de páginas que oferecem esse serviço.

Para a correta criação de sua paper wallet, o segredo é, ao invés de criar a carteira diretamente na página enquanto conectado, simplesmente clicar com o botão direito do mouse e salvar a página web em um arquivo html no seu pendrive. Esse recurso é possível, e até incentivado, pois o arquivo html gravado, ao ser aberto num navegador em offline, funcionará normalmente, com a vantagem de se ter a certeza da privacidade (já que está funcionando sem contato com a Internet).

Esse aplicativo open source de criação de paper wallets, gravado no arquivo html a partir da página web, irá demandar que o usuário mova o mouse aleatoriamente para que a chave criptográfica gerada seja a mais forte possível.



Pronto! Aparecerão o endereço e chave privada de sua nova paper wallet. O aplicativo ainda traz outras opções bem bacanas, mas basicamente é isso. Fácil, não?

Agora é só imprimir (de forma segura), ou apenas gravar em formato pdf, e manter a chave privada guardada a sete chaves: Caso imprima sua paper wallet, guarde-a como guardaria qualquer outro objeto de grande valor, lembrando-se sempre que se o QR-Code da chave privada for escaneado terá, automaticamente, sua segurança comprometida. Se preferir armazenar num formato pdf, deixe-o em um container criptografado, MAS CUIDADO PARA NÃO ESQUECER A SENHA DA CRIPTOGRAFIA, pois sem sua chave privada não se tem acesso ao saldo guardado na wallet.

O endereço da paper wallet poderá ser divulgado para qualquer pessoa que vá enviar dinheiro para essa carteira. Uma boa idéia é adicionar o endereço como uma watching-only wallet no seu online wallet software preferido, assim você poderá acompanhar facilmente o saldo depositado em sua carteira de papel.

A boa prática que se sugere é manter uma pequena quantidade de coins em sua wallet online e, em cold storage, a maior parte, que, offline, estará melhor protegida.

Uma idéia legal é criar "paper wallets" sem a chave privada, contendo apenas o endereço. Não é bem um paper wallet, mas o interessante aqui é poder exibir, todo orgulhoso, sua coleção de criptocurrencies.



Usando sua criatividade, você pode criar paper wallets muito bonitos.

Aplicativos de Criação de Paper Wallets

Segue aqui uma lista com algumas páginas/aplicativo para diversas criptomoedas: